Na fase de discussão dos Requerimentos, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (7), o vereador Vade Manoel foi à tribuna e dedicou a sua fala a respeito das demandas referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Na semana passada fiz três Requerimentos, para a esfera federal, estadual e municipal, sobre políticas públicas em todas as áreas para as pessoas com o TEA. Hoje, quando li a pauta, fiquei feliz, pois vi que muitos vereadores também fizeram solicitações para a Prefeitura prestar esclarecimentos sobre essas políticas públicas”, iniciou.
“É uma pauta que não é minha e sim de todos. É uma questão de sensibilidade para o bem do ser humano. Temos acompanhado as dificuldades, as lutas e tudo o que as mães têm enfrentado. Sempre digo algo que é muito importante: não podemos nos esquecer que as crianças de hoje, serão adultas amanhã. E temos um déficit grande de políticas públicas para as pessoas adultas com o TEA, bem como outros tipos de deficiência”, explicou o vereador.
“Parabéns a todas vocês, mães, e continuem lutando. Não desistam. Com certeza os gabinetes de todos os vereadores estão abertos para que vocês nos procurem, justamente para lutar e criar políticas públicas em prol de todas as pessoas com deficiência, mostrando que estamos de olho nessas questões também”, salientou.
Em seguida, Vade Manoel comentou sobre o Requerimento 1350/2025, de sua autoria, onde pede a instalação de rampas de acesso nas faixas de pedestres e calçadas no entorno e em frente à FATEC de Tatuí. “Assistimos esta semana a um vídeo de uma pessoa que é voluntária e assistida da APODET, que precisou caminhar no meio da avenida, porque não tinha uma calçada acessível para que pudesse transitar com segurança. O número de pessoas com deficiência tem aumentado muito. Não apenas deficiência física, como auditiva, visual, intelectual e múltipla. Precisamos nos atentar para todas as questões que envolvem deficiências”, finalizou o vereador.
da Redação Press7/ASCOM Câmara de Vereadores/Foto ASCOM